Belo Horizonte já elegeu a Corte Real Momesca do Carnaval de 2023. O evento realizado no domingo (11/12), coroou o Rei Momo Rafael Eduardo, a Rainha Efigênia Maria e a Princesa Gabriela Santos, representantes que serão responsáveis por levar o espírito carnavalesco a eventos e agendas oficiais de promoção da festa na cidade. Além de receberem as faixas de reconhecimento e os figurinos oficiais, os vencedores levaram para casa uma premiação no valor líquido de R$15 mil para Rei Momo e Rainha, e de R$12 mil para Princesa.
O novo Rei Momo do Carnaval de Belo Horizonte, o professor, ator e bailarino Rafael Eduardo comentou sobre a emoção de representar a folia na cidade, que volta após dois anos de pausa em decorrência da pandemia de Covid-19:
“Seremos transmissores de energia e alegria do Carnaval de 2023. Nosso foco será contagiar essas pessoas que estão carentes de uma grande festa. É uma responsabilidade grande, mas assumo esse compromisso com a minha arte e com meu samba no pé”.
Durante a eleição, os candidatos foram avaliados por uma comissão formada em quesitos como: comunicação, simpatia, espírito carnavalesco, samba no pé, desembaraço, sociabilidade, facilidade de expressão, elegância e graciosidade. Além da eleição da Corte Momesca, o evento contou com a apresentação da Bateria Show do Bloco Caricato Bacharéis do Samba, Bateria Show da Escola de Samba Canto do Alvorada e o tradicional grupo Baluartes do Samba.