Após dois anos sem desfiles oficiais de blocos, o carnaval de São Paulo está programado para os dias entre 18 e 21 de fevereiro de 2023. O evento será o grande marco do calendário cultural da cidade. Segundo Aline Torres, secretaria municipal de Cultura:
“Será a retomada do Carnaval com os blocos, é um número muito grande de blocos cadastrados, a gente tem uma expectativa também de muitas pessoas irem para a rua”.

A prefeitura recebeu a inscrição de 663 blocos interessados em desfilar no carnaval de 2023. Os produtores da Secretaria Municipal de Cultura estão negociando com as agremiações. De acordo com a secretaria, os blocos que já desfilaram nos endereços anteriormente terão prioridade:
“O nosso trabalho é distribuir esses 670 blocos na cidade inteira e nos horários possíveis dentro do pré, durante e o pós-carnaval. Estamos organizando, fazendo esse diálogo, essa logística. Esse número de blocos pode diminuir, mas a margem de redução é muito pequena”.
A relação final dos blocos que devem desfilar por todas as regiões da cidade será divulgada após análise dos critérios de viabilidade, em 2023.
Para custear a maior folia do mundo, a AMBEV será a grande patrocinadora com mais de R$ 25 milhões de investimentos no carnaval da capital paulista.
“Essa oferta de R$ 25,6 milhões foi superior ao que a gente havia proposto. Teremos um grande carnaval, tanto no sambódromo como na rua, bem estruturado, com muita participação e com o recurso privado nos auxiliando nisso”, disse em nota, o prefeito Ricardo Nunes.
Neste ano, a novidade é que o patrocinador poderá divulgar até 10 marcas na festa. Ou seja, a empresa vencedora do edital não precisará se limitar a uma marca ou produto específico. A próxima etapa é a habilitação com entrega de todos os documentos da licitante e a homologação pela autoridade pública competente e deve ocorrer nas próximas semanas.

Sambódromo do Anhembi
No sambódromo do Anhembi, o Carnaval SP 2023 acontecerá nos dias 11, 17, 18, 19 e 25 de fevereiro. São 34 agremiações organizadas pela Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP) junto a Prefeitura de São Paulo. Veja a programação dos desfiles aqui.